Brasileira na Copa do Mundo

Jaqueline Mourão (Reprodução/CBDN)

A mineira Jaqueline Mourão segue incansável neste início de temporada do hemisfério norte para os esportes de inverno. Não bastasse ela ter sido a primeira a estrear na temporada numa corrida de Cross Country e ter batido o recorde brasileiro no biatlo, semana passada, hoje ela foi a primeira do país a competir numa etapa da Copa do Mundo.

A brasileira esteve presente na disputa da primeira etapa da Copa do Mundo de Biatlo, disputado na cidade sueca de Oestersund. O evento começou na terça e termina no domingo.

Até pelo alto nível técnico das atletas - todas as principais competidoras da modalidade estavam presentes - Jaqueline não conseguiu repetir o bom desempenho da Copa IBU no último fim de semana, quando quebrou o recorde brasileiro.

Nessa sua estreia, a brasileira competiu na prova de 15 quilômetros e terminou na 87ª posição, com o tempo de 55min48seg9, exatamente mais de onze minutos atrás da vencedora da prova, a norueguesa Tora Berger.

Com isso, o tempo dela foi 22,3% maior do que a média das três primeiras colocadas (no biatlo, o índice para conseguir a vaga no Mundial é um tempo inferior a 20% da média das três primeiras). Só para se ter uma ideia, quando ela quebrou o recorde brasileiro na prova de 7,5 quilômetros, o tempo dela foi apenas 13% maior do que a média. Ela ainda errou quatro tiros num total de vinte que tinha no circuito (cada tiro errado representa uma volta de 150 metros a mais de penalidade). 

Mesmo assim, o resultado foi considerado bom, ainda mais se levarmos em conta que Jaqueline, querendo ou não, ainda está em começo de temporada. E sempre é bom ressaltar que no Brasil não tem neve e ela precisa viajar para o Canadá a fim de fazer uns treinos mais eficientes.

Mas a brasileira ainda não encerrou sua participação nesta primeira etapa da Copa do Mundo de Biatlo. Ela ainda volta ao campo nevado no sábado, quando participará na prova Sprint 7,5 quilômetros e tentará somar mais pontos para a vaga no Mundial e nos Jogos Olímpicos de Sochi, 2014.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.