Abrem-se as cortinas...

... E começa o espetáculo, torcida brasileira. Foi com essa frase que Fiori Giglioti imortalizou um dos mais famosos bordões futebolísticos do rádio brasileiro. Bom, isso aqui não é rádio e não estamos falando de futebol. O esporte é outro: neste fim de semana começa a temporada europeia dos esportes de inverno.

Na neve é assim, a temporada é praticamente dividida em duas: no meio do ano acontece a temporada sul-americana, aproveitando o inverno rigoroso do sul da Argentina e Chile (e acredite, em alguns pontos da Austrália também). Depois, no fim do ano, acontece a temporada européia, esta com mais atletas e mais provas em disputa. Ela se estende do fim de outubro até meados de março e abril.

A primeira prova desta temporada europeia será a abertura da Copa do Mundo de Esqui Alpino, na cidade austríaca da Sölden, cujo resort de esqui tradicionalmente abre a temporada europeia. Neste ano não será diferente. A primeira etapa da Copa do Mundo terá as provas de slalom gigante para mulheres (no dia 27) e homens (no dia 28).  

E é bom ficarmos de olho nesta temporada europeia. Ela não é tão diferente dos anos anteriores, a não ser pelo fato de que é nesta temporada europeia que acontecerá os Mundiais de TODOS os esportes de inverno, realizados de dois em dois anos (com exceção do Biatlo). Os últimos antes dos Jogos Olímpicos de Socchi.

Ou seja: é nesta temporada européia que muitos carimbarão seu passaporte para as Olímpiadas. É claro que haverá outras chances, com pré-olímpicos na véspera da competição. Mas aí serão as últimas vagas e a disputa ficará muito acirrada. 

Muito provavelmente as primeiras vagas brasileiras também sairão desta temporada europeia. Com quatro dias para a abertura, chegou a hora de parar com os treinos e encarar firme a competição. Tanto os atletas, quanto este blog. Boa sorte a todos nós.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.